É de conhecimento geral que a castração é um procedimento extremamente importante para quem ama o seu animalzinho e preza para o seu bem estar e para também de outros animais que ele possa ter contato. Elencamos os 9 principais motivos para que você possa entender melhor o porquê de realizar este procedimento com o seu amiguinho de 4 patas!
1- Promove a saúde do seu pet:
Cada animal e raça tem suas características e personalidades. No entanto, a castração é um processo que promove qualidade de vida para todos. Entre os benefícios para a saúde do pet, pode-se destacar:
• Grande taxa de redução na incidência de tumor de mama nas fêmeas, quando castrada após o primeiro cio.
• A redução no desenvolvimento de Hiperlapsia Prostática Benigna, um problema recorrente nos cachorros machos;
2- Contribui para o comportamento animal:
Todo o dono de animal precisa enfrentar alguns comportamentos difíceis de serem contornados. Demarcação de território com urina, envolvimento em brigas e atitudes mais agressivas são algumas das questões que podem ser minimizados com a castração. Para isso, o ideal é fazer o procedimento antes do período de puberdade.
3- Evita a prenhez indesejada:
Nada melhor do que poder criar seu pet com liberdade. Esta é uma realidade de muitas pessoas que moram em casas e ambientes em que os animais podem circular com tranquilidade. Com castração, evita-se a preocupação de uma gravidez indesejada, que pode acarretar problemas para você e para sua cadela ou gata, além de contornar os inconvenientes decorrentes do período de cio.
4- Previne a superpopulação:
A prenhez indesejada influencia diretamente num dos maiores problemas vividos nos dias de hoje: o abandono. Basta ser um pouco mais envolvido com o mundo dos pets para perceber a quantidade de cães e gatos que são deixados de lado todos os dias e, para os animais, não existe sofrimento maior do que uma rejeição. Ao optar pela castração, você contribui para a prevenção da superpopulação e, consequentemente, ajuda a reduzir o número de animais sem lar.
5- O procedimento é simples e rápido:
Todavia, aquela velha expressão “quem ama, cuida” também é válida para quem tem um animal em casa. Afinal, a alegria e gratidão demonstrada por ele na hora que você chega em casa é algo indescritível.
Por essa razão, muitos donos de animais de estimação acabam optando por não castrá-lo com medo de que o cão ou gato sintam dor, engordem ou percam a alegria. No caso dos machos, os homens costumam se mostrar relutantes pois se colocam no “lugar do animal”, esquecendo que humanos e caninos são espécies diferentes e que não possuem as mesmas características fisiológicas.
Além disso, a castração de cães e gatos é a cirurgia mais realizada na rotina veterinária. Durante o procedimento o seu pet é anestesiado e não sente qualquer tipo de dor, sendo acompanhado por um médico veterinário, um anestesista e, as vezes, até mesmo um auxiliar.
6- Cuidados pré-castração:
O médico veterinário costuma pedir um período de 8 a 12 horas de jejum. Isso ocorre para a segurança do seu animal pois, durante o procedimento, de estômago cheio os pets podem vomitar ou regurgitar e, como estão anestesiados, uma ocorrência como essa pode colocar sua vida em risco.
Ao fazer com que o alimento retorne, estando numa posição não convencional e sem os reflexos naturais do corpo, o animal pode aspirar o conteúdo, isso é conhecido como “falsa via”, e a comida e a água acabam indo parar no pulmão.
7- Cuidados pós-castração:
Depois de serem castrados, é bem possível que seu pet se comporte como se nada tivesse acontecido. Os animais se recuperam bem mais rápido do que nós das cirurgias, precisando, dessa forma, de um cuidado redobrado. Evite que ele pule ou faça muitas estripulias nos primeiros três dias depois da cirurgia.
Além disso, após a cirurgia, o uso do colar Elizabetano, conhecido como “cone”, pode ser uma necessidade se o seu pet tem a tendência a lamber o local com frequência e/ou se ele tenta mexer no local da incisão. No entanto, não é raro que os animais retirem os pontos pouco depois da operação, influenciando no resultado do pós-operatório.
8- Todo animal castrado engorda?
Logo após a castração, acontece a desregulação nos hormônios, que faz com que se tenha a diminuição na capacidade de queima de gordura, podendo, ou não, ter acúmulo da mesma.
Portanto, é muito importante estimular o seu pet a uma vida de exercícios aliada com uma boa alimentação. Passando a fase do pós-operatório, é recomendado que esses hábitos sejam mantidos.
9- Animais vivem mais com castração?
Sim, a prevenções de doenças que a castração proporciona contribuem para o bem estar do animal e prolonga a sua vida.